Apresentação

Incentivar à pesquisa na área de saúde possibilita a formação de profissionais com uma prática profissional ampla, eficiente e especializada, e voltada para a obtenção de conhecimentos, capacitando o profissional e garantindo a população uma assistência plena e mais segura. A Revista Científica Multidisciplinar da Sulamérica Faculdade traz uma temática constituída por diferentes vertentes, se refletindo nas diferentes abordagens de compreensão e intervenção na área da saúde humana, tendo como objetivo a disseminação do conhecimento. A Faculdade Sulamérica, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e extensão, criou a Revista Científica Multidisciplinar da Sulamérica Faculdade, sendo vinculada ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde (NUPIS), com caráter multidisciplinar, publicação bienal e de acesso gratuito. Conta com a contribuição de uma equipe editorial qualificada para avaliar e revisar os artigos científicos, relatos de pesquisa, resenhas, ensaios inéditos, ou seja, que não foram submetidos ou publicados em outros meios de publicação, em todas as áreas do conhecimento e escritos na língua portuguesa. O meio eletrônico foi escolhido por se acreditar que, desta forma, melhor se dará a publicação do conhecimento, ampliando a divulgação e incentivando a participação da comunidade acadêmica. Assim, a comunidade acadêmica da Faculdade Sulamérica poderá participar da rede de comunicação técnico-científica, ao expor seus trabalhos e debater temas importantes que contribuirão na formação do profissional de excelência. Dessa forma, espera-se que, a revista seja uma fonte de informação, bem como um meio de conhecimento profundo, com a finalidade de contribuir para a transformação da sociedade.

Foco e Escopo:
A Revista Científica Multidisciplinar em Saúde, publica Artigo Original/Pesquisa, Artigo de Revisão, Relato de Caso Clínico/Experiência, para reflexão da comunidade nas diferentes áreas da saúde.
Políticas da seção:
Os artigos, documentos, notas e resenhas bibliográficas submetidos à apreciação da Revista Científica Multidisciplinar em Saúde devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Trabalhos publicados em anais de congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que estejam em forma final de artigo. Os artigos e documentos podem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Processo de avaliação:
Os artigos encaminhados à Revista Científica Multidisciplinar em Saúde serão avaliados por pareceristas, tendo o sistema de avaliação, a revisão por pares (peer review), conhecido também como sistema de arbitragem, considerado essencial para o processo de produção do conhecimento e desenvolvimento da ciência. Avaliadores ad hoc são fundamentais para manter o padrão de qualidade de nossas publicações. Na avaliação serão consideradas a relevância do tema, a qualidade técnica e científica do trabalho, outrossim a organização e linguagem do artigo.

Periodicidade:
A Revista Científica Multidisciplinar em Saúde é uma publicação bienal.
Fluxo contínuo:
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.
Diretrizes para autores:
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição é original e inédita.
2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word

Instruções para autores:
A participação é aberta a todos os professores e alunos da Faculdade Sulamérica, e a Pesquisadores de outras instituições;
Os artigos científicos, ensaios, relatos de pesquisa, resenhas deverão ser enviados para o e-mail: revista@sulamericafaculdade.edu.br
Os artigos serão submetidos a avaliação e, em caso de aprovação, à revisão de língua portuguesa;
As edições são bienais;
A publicação e avaliação dos artigos científicos, ensaios, relatos de pesquisa, resenhas não será atividade remunerada.
 
Normatização Bibliográfica:
• Formatação de texto
O texto será digitado em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 (exceto Resumo, Abstract e Tabelas, que deverão ser elaborados em espaço 1,0), margens: superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm, respectivamente.
O manuscrito poderá conter até 20 páginas a paginação deverá ser contínua, em algarismos arábicos, alinhada à direita no rodapé.
• Estrutura do artigo
O artigo será dividido em seções com os títulos alinhados à esquerda, em negrito e na seguinte ordem: Resumo, Abstract, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências Bibliográficas.
Os parágrafos devem iniciar a1,0 cm da margem esquerda.

Título do trabalho
Alinhamento centralizado, em negrito, letra Arial 12.  O título deverá ser preciso, sucinto e informativo, com no máximo 20 palavras. Deve apresentar a nota de rodapé "1" quando a pesquisa tiver sido financiada.

Autores
A primeira letra de cada nome/sobrenome dos autores deverá ser maiúscula (Ex.: José da Silva). Digitar o nome dos autores separados por vírgula, centralizado, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito, indicando a instituição à qual estão vinculados, a formação acadêmica, vínculo empregatício, profissão e titulação dos autores. Informar o endereço eletrônico para contato de todos os autores.

Resumo
Exposição sintética dos principais elementos do projeto, transmitindo uma ideia geral e clara do conteúdo do trabalho. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. De acordo com a ABNT 6028-2003, o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. O texto deverá ser corrido em forma de caixa de texto, sem recuo de parágrafo e sem parágrafos. Espaçamento simples entre linhas. Entre 100 a 250 palavras.

Palavras-chave
As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. No mínimo 3 palavras.

Abstract
Mesmo resumo em português, porém em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).
Key-words/ Palabras clave/ Mots-clés (opcional)
As mesmas palavras-chave do resumo em português, porém em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).

Introdução
Esta seção deve apresentar a relevância do estudo e sua conexão com outros trabalhos publicados na mesma área ou linha de pesquisa, identificando suas limitações e possíveis vieses. Ao final da introdução, deve-se apresentar, de forma concisa, o objetivo do trabalho.

Fundamentação teórica (opcional)
Apresenta os fundamentos teóricos que embasam a proposta do trabalho, por meio de citações (diretas e indiretas), a partir da delimitação do tema e dos objetivos propostos.

Material e Métodos
Consiste no conjunto de procedimentos e técnicas que serão utilizados para resolver o problema de pesquisa apontado. Esta seção deve detalhar todos os aspectos relativos aos materiais e metodologias empregados na pesquisa. Os métodos analíticos, experimentais e estatísticos devem ser detalhados de forma que outras pessoas possam replicar e/ou confirmar o estudo. Os verbos devem ser escritos no passado ou no presente a depender do contexto apresentado.

Resultados e Discussão
Os resultados devem ser apresentados em sequência lógica, preferencialmente, na mesma ordem que o estudo foi conduzido, de acordo com a Metodologia. As informações detalhadas no texto, nas tabelas e figuras não devem ser repetitivas. Discutir os resultados em relação às hipóteses do estudo e a literatura sobre o assunto. Essa discussão baseia-se, necessariamente, a partir da teoria apresentada na seção 2, estando de acordo com a metodologia proposta na seção 3. Deve sumarizar os resultados sem repetir dados da seção Resultados, descrevendo as semelhanças e diferenças do estudo em relação a outros trabalhos publicados, e fornecer explicações para as possíveis diferenças encontradas. É importante também identificar as limitações do estudo e fazer sugestões para pesquisas futuras. Os dados podem ser organizados em gráficos, tabelas, quadros, seguindo a NBR 14724:2011.

Considerações Finais
A conclusão tem por objetivo explicitar se os objetivos foram alcançados, se as hipóteses foram confirmadas ou rejeitadas. As conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses; os desdobramentos relativos à importância, síntese, projeção, repercussão, encaminhamento e outros.

Referências
As referências bibliográficas devem ser elaboradas conforme a NBR 6023/2018. Listar apenas as fontes citadas no texto.

Apêndice (s) (opcional)
De acordo com a definição da NBR 6022:2018, apêndice é um "texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho".

Anexo (s) (opcional)
De acordo com a definição da NBR 6022:2018, anexo é um "texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração".

Agradecimento
De acordo com a definição da NBR 6022:2018, agradecimento é um "texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do artigo". Limitando-se a um parágrafo.

Tabelas e Figuras
A fonte usada no centro da tabela e figura será Arial, tamanho 10, espaçamento simples.
As tabelas deverão ser digitadas segundo menu do Word "Inserir Tabela", em células distintas. Serão numeradas sequencialmente em algarismos arábicos e apresentadas logo após a chamada no texto. As tabelas deverão apresentar traçados no cabeçalho e no limite inferior.
O título das tabelas e figuras deverá ser curto e informativo.
Tabelas e figuras não-originais devem conter, abaixo do traçado do limite inferior, a fonte de onde foram extraídas, que deverá ser referenciada.

Citações no texto
Para as citações de autores no texto somente a primeira letra será maiúsculas, seguidas do ano de publicação (OLIVEIRA, 2010). Quando houver dois autores, usar "e" (OLIVEIRA; OLIVEIRA, 2010) e, no caso de três ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro, seguido de et al. e ano de publicação (OLIVEIRA et al., 2010).

Referências Bibliográficas
Deverá ser seguido o que preconiza a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT (NBR 6023). As referências bibliográficas serão redigidas logo após os agradecimentos (se houver) ou após as conclusões (quando não houver agradecimentos), ordenadas numericamente e em ordem alfabética pelo (s) sobrenome (s) do (s) autor (es) em espaçamento simples, alinhamento justificado e recuo até a terceira letra a partir da segunda linha da referência.
O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título é negrito e, para os nomes científicos, itálico.
 
Políticas de privacidade:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades.
Contato
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