A CPA

A sigla CPA refere-se à Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional na Sulamérica. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional e estratégico da Instituição, que está sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Esses instrumentos permitem realizar diagnósticos adequados da Instituição, tornando o planejamento institucional mais eficaz e direcionando recursos de forma mais assertiva.

EQUIPE

Mariana Schwengber

Danielle Marie Macedo

Ana Luiza Lage

Suelen Perote

Jéssica Amaral

Letícia N. Henke

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL


 A Avaliação Institucional da Sulamérica, referente ao ano de 2021, acontece até 30 de julho com formulário disponível a estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e gestores. As respostas devem primar pela sinceridade e, por isso, a participação é sigilosa. O resultado fornecerá subsídios que poderão orientar as discussões e a tomada de decisão na Faculdade.

“Somente por meio da ampla participação se garantirá a validade do processo de compreensão avaliativa do atual contexto da Sulamérica, permitindo o exame entre a realidade percebida e as diretrizes da Instituição. Isso nos permitirá também fazer comparações com avaliações anteriores e futuras, fornecendo subsídios para analisar a relação entre teoria e prática em nossa Faculdade”, explica a professora Mariana Schwengber, presidente da comissão.

Prevista pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a aplicação do questionário é anual e o instrumento analisa a universidade em 5 eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física.

“O principal resultado alcançado com a efetivação da Avaliação Institucional na Sulamérica consiste em captar e sanar as demandas da comunidade acadêmica, visando sensibilizar e orientar o planejamento e as ações institucionais nas dimensões acadêmica, de gestão e político-administrativo”, conclui Mariana. O relatório gerado é ainda parte importante em processos de auditoria e avaliação externa, a exemplo o de reconhecimento de cursos.

CONQUISTAS DA CPA
DÚVIDAS FREQUENTES
A sigla CPA refere-se à Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional na Sulamérica. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional e estratégico da Instituição, que está sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Esses instrumentos permitem realizar diagnósticos adequados da Instituição, tornando o planejamento institucional mais eficaz e direcionando recursos de forma mais assertiva.
As principais funções da CPA (Comissão Própria de Avaliação) são: - Realização da Avaliação Institucional junto à comunidade acadêmica; - Análise dos resultados da Avaliação Institucional; - Divulgação dos resultados; - Sugestão e acompanhamento de planos de ação originados da Avaliação Institucional para monitoramento de melhorias; - Retroalimentação do Planejamento Institucional; - Sensibilização da comunidade acadêmica para a importância da Avaliação.
Sim! A CPA planeja, executa, monitora e ajusta continuamente o processo de Avaliação Institucional da Sulamérica.
A Avaliação Institucional da Sulamérica procura ampliar a compreensão sobre os desafios da instituição de forma coletiva, com foco no processo de melhoria da qualidade da oferta educacional constante. Nesse sentido, a Avaliação Institucional da Sulamérica pretende promover a melhoria das condições educacionais por meio da efetiva participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, além de atender aos dispositivos legais.
Por certo toda a comunidade acadêmica conhece o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Sulamérica, que foi uma demanda de bastante destaque na Avaliação Institucional passada. Ainda quanto à infraestrutura, podemos citar a implantação e melhoria contínua das redes Wi-Fi da Sulamérica e, também, a disponibilização de empréstimos de tablets, de forma que a comunidade acadêmica permaneça sempre conectada. Não podemos deixar também de citar o constante aprimoramento no modelo da Aula Sulamérica, metodologia de ensino ativa da Sulamérica, que se apoia nas diversas considerações realizadas na Avaliação Institucional para sua melhoria contínua.
A avaliação ocorre durante todo o ano. As 10 dimensões institucionais e as 4 dimensões de curso são avaliadas em etapas dentro de um ciclo trienal. Já o corpo discente da Sulamérica (nossos alunos) participam das avaliações anualmente, sempre no período previsto no Projeto de Auto-avaliação Institucional.
A CPA tem um plano de comunicação dos resultados da Avaliação Institucional para a Comunidade Acadêmica. Com a ajuda da página da CPA no site da Sulamérica, os resultados serão divulgados tanto por instrumentos físicos (panfletos, banner) quanto por meios digitais, em nosso site e redes sociais.
A CPA é constituída por representantes de cada segmento da comunidade acadêmica (corpo docente, corpo discente, corpo técnico–administrativo) e, ainda, um representante da sociedade civil organizada.
- Mariana Schwengber Rabelo, coordenadora da CPA; - Dayanne Rocha de Menezes, representante das coordenações de curso; - Jéssica Fernanda Pio, representante do corpo Docente; - Danielle Marie Souza, representante do corpo Docente; - Tatiele Borges, representante do corpo Discente da Graduação; - Geovani Leite, representante do corpo Técnico Administrativo; - Ariana Leite, representante da Sociedade Civil Organizada;
No período de preenchimento da Avaliação Institucional, você poderá acessar sua avaliação pelo portal do aluno. A partir daí, basta realizar sua Avaliação Institucional. É importante lembrar que você fornece seus dados apenas para garantir a personalização de sua avaliação. Você não é identificado e o sigilo da sua avaliação é garantido.
Para a realização da Avaliação Institucional a Sulamérica utiliza os formulários digitais. Eles fornecem uma grande flexibilidade e customização dos questionários e garante a autenticidade, integridade e sigilo das informações respondidas na Avaliação Institucional.
Não! Você não é identificado. Suas credenciais são passadas apenas a título de autenticação do sistema. O sigilo das informações passadas por você é garantido!
Participar da Avaliação Institucional é a sua chance de contribuir ativamente para o processo de gestão da instituição. Para o aluno, além de horas de atividades complementares, sua avaliação garante a melhoria das condições de ensino. Para o professor ou administrativo, sua avaliação contribui para o processo de progressão de carreira, além da construção de uma instituição com mais qualidade.
Entre em contato com a CPA. Nosso e-mail institucional é: cpa@sulamericafaculdade.edu.br e nosso telefone de contato é: (77) 3628-0165.
Nosso e-mail institucional é: diretoria@sulamericafaculdade.edu.br e nosso telefone de contato é: (77) 3628-0165.
A sala da CPA se situa próximo a secretaria acadêmica.
A Avaliação Institucional promove um olhar amplo e diverso sobre os processos de Gestão, de Ensino, de Pesquisa e de Extensão da Sulamérica, avaliando desde as metodologias adotadas, a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades e a proficiência dos envolvidos (tanto docentes quanto discentes). É importante destacar que a avaliação é completa por ser realizada pelos diversos atores e óticas envolvidas, ou seja, alunos, professores, técnicos-administrativos e corpo gerencial.
A CPA é regulada pelo art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, pelo Estatuto da Instituição e por regimento próprio.

(77) 3628-0165

(77) 99866-0404