A sigla CPA refere-se à Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional na Sulamérica. Os instrumentos de avaliação desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional e estratégico da Instituição, que está sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Esses instrumentos permitem realizar diagnósticos adequados da Instituição, tornando o planejamento institucional mais eficaz e direcionando recursos de forma mais assertiva.
A Avaliação Institucional da Sulamérica,
referente ao ano de 2021, acontece até 30 de julho com formulário disponível a
estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e gestores. As
respostas devem primar pela sinceridade e, por isso, a participação é
sigilosa. O resultado fornecerá subsídios que poderão orientar as
discussões e a tomada de decisão na Faculdade.
“Somente por meio da ampla
participação se garantirá a validade do processo de compreensão avaliativa do
atual contexto da Sulamérica, permitindo o exame entre a realidade percebida e
as diretrizes da Instituição. Isso nos permitirá também fazer comparações com
avaliações anteriores e futuras, fornecendo subsídios para analisar a relação
entre teoria e prática em nossa Faculdade”, explica a professora Mariana
Schwengber, presidente da comissão.
Prevista pelo Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a aplicação do questionário é anual e
o instrumento analisa a universidade em 5 eixos: Planejamento e Avaliação
Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas
de Gestão; e Infraestrutura Física.
“O principal resultado alcançado
com a efetivação da Avaliação Institucional na Sulamérica consiste em captar e
sanar as demandas da comunidade acadêmica, visando sensibilizar e orientar o
planejamento e as ações institucionais nas dimensões acadêmica, de gestão e
político-administrativo”, conclui Mariana. O relatório gerado é ainda parte
importante em processos de auditoria e avaliação externa, a exemplo o de
reconhecimento de cursos.