Coordenador
Eliandra Fiuza de Mattos
Graduação em Medicina Veterinária na Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador-BA (2009). Pós-Graduação Lato Sensu em Diagnóstico e Cirurgia de Eqüinos pelo IBVET, Extensão da Faculdade de Jaguariúna-SP, Salvador-BA (2011). Pós-Graduação Lato Sensu em Ortopedia de Equinos pelo IBVET, Extensão da Faculdade de Jaguariúna-SP, Petrópolis -RJ (2015). Atuante em clínica e cirurgia de equinos desde 2009; Inspetora Oficial da Associação de Criadores de Cavalos Quarto de Milha desde 2011; Atuante no Oeste da Bahia através de assessorias em propriedades particulares com ênfase em atendimentos emergenciais na clínica, ortopedia e ultrassonografia de equinos desde 2014; Atuante na radiologia de equinos, silvestres e pequenos desde 2015; Juiza do Bem Estar Animal desde 2017. Atualmente atua através de assessorias em propriedades particulares e como coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Sulamérica Faculdade.
CAMPUS I - LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/BA

BACHARELADO

duração do curso - duração do curso - 5 ANOS
sobre o curso de Medicina Veterinária

Portaria de autorização  Nº 278, 22 de maio de 2025. Nota 5.

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária da FACULDADE SULAMÉRICA BAHIA tem por objetivo geral formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente. Ainda, objetiva preparar o profissional a atuar respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade, com consciência da diversidade e preparado para a adaptação de ambientes em mudanças, considerando as novas práticas emergentes no campo da Medicina Veterinária.

mercado de trabalho

Com a relevância do setor agropecuário loco regional e nacional, vale ressaltar a importância da atuação dos profissionais da medicina veterinária para garantir a saúde animal, a produtividade e a segurança alimentar. Eles desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças, na garantia da qualidade dos produtos de origem animal e na promoção de práticas sustentáveis e eficientes. A profissão de médico veterinário no setor agropecuário é de extrema importância para a saúde, o bem-estar e a produtividade dos animais. Com uma vasta gama de responsabilidades e áreas de atuação, esses profissionais garantem que os animais estejam saudáveis, que os produtos de origem animal sejam seguros e de alta qualidade, e que as práticas de manejo sejam sustentáveis e eficientes.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, 2025 também será um ano em que a saúde única ganhará ainda mais destaque. A integração entre saúde animal, humana e ambiental não é mais uma escolha, mas uma necessidade. Médicos veterinários desempenham um papel central na prevenção de zoonoses, na vigilância sanitária, na segurança alimentar e dos alimentos e na preservação ambiental.

Além do mais, o setor de saúde animal deve crescer 9% ao ano até 2027 no Brasil, impulsionado em grande parte pelo mercado pet. Em 2023, o segmento movimentou R$ 68,7 bilhões, conforme dados da Abinpet e do Instituto Pet Brasil (IPB). Com o crescimento da posse de animais de estimação, a demanda por serviços veterinários, medicamentos e produtos de cuidados preventivos aumenta. Além disso, a humanização dos pets estimula inovações em áreas como medicina personalizada, bem-estar animal e nutrição.

 

principais áreas de atuação:

O curso qualifica técnica e cientificamente os profissionais pra intervirem nas áreas de competência do Médico Veterinário que abrangem: saúde animal, saúde pública e saúde ambiental, clínica veterinária, medicina veterinária preventiva, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, zootecnia, produção e reprodução animal. Em atendimento às demandas loco regionais e nacionais, considerando sua inserção institucional, política, geográfica e social.

(77) 3022-1676

(74) 9 9919 5872 | (77) 9 9866-0404